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Entenda as principais questões que um assessor realiza

Sempre buscando destaque e crescimento no mercado de trabalho, as empresas cada vez mais buscam na assessoria de imprensa uma alternativa para adquirir essa visibilidade, construir credibilidade, posicionar bem ante seu público e a concorrência, visando o aumento dos lucros e vendas/clientes.

Claro que não restam dúvidas quanto a eficiente ferramenta de comunicação que é a assessoria na construção e manutenção da imagem da marca nos mais variados segmentos. O que é importante frisar e esclarecer é que apenas a assessoria de imprensa não é suficiente para dar o impulso esperado pela empresa, é necessário toda uma estrutura de marketing e comunicação.

Muitas empresas contratam o serviço de assessoria sem de verdade entender o real trabalho dentro da empresa. Quando falamos de assessoria estamos nos referindo a uma ferramenta de comunicação que é responsável por estabelecer relação com os meios de mídia (jornais, revistas, rádios, TVs, sites, blogs, entre outros). A missão dessa assessoria está em transformar as informações da empresa em notícias de impacto para os veículos de comunicação, por meio de conteúdos relevantes.

Um erro comum das empresas é julgar a assessoria de imprensa como um canal de venda. A assessoria é um canal de posicionamento da marca e do produto. O destaque em um veículo importante nem sempre está aliado ao aumento imediato das vendas dessa empresa. Um produto e serviço de qualidade apoia as estratégias de vendas mas não é o suficiente. Em todos os casos a integração dos diversos canais deve prevalecer, o canal de venda aliado as estratégias de marketing, incluindo a assessoria.

Muitas empresas não definem seu público alvo e falham na comunicação justamente por não o definir. Não é porque o produto atinge os mais diversos públicos que o trabalho de marketing e comunicação deve ser sem estratégia e objetivo. Questões como o comportamento do consumidor, onde esse consumidor se encontra, por exemplo, precisam ser respondidas para uma eficiente comunicação. O trabalho da assessoria está identificar o ponto de foco desse público para o atingi-lo.

Não existe empresa sem planejamento estratégico. Sem o conhecimento do negócio, sem uma analise do mercado em que está inserido, sem conhecer o produto que oferecido, será bastante difícil estabelecer-se como uma marca de sucesso, atingindo os objetivos de divulgação, seja com assessoria, publicidade ou redes sociais. Planejamento estratégico é o primeiro passo para o desenvolvimento e sucesso de uma empresa.

Outro ponto válido está no marketing. Sempre abordado de maneira errada, logo já pensam na divulgação. O marketing é o corpo, vem muito antes do processo de atingir o público alvo. O marketing tem por objetivo entender as necessidade e desejos dos cliente e através das ferramentas de marketing descobrir qual é a melhor para atender os objetivos do cliente. Começa desde a estruturação do negócio, passando por uma análise dos pontos diferentes e positivos, toda a visão de futuro e estratégias, aborda o estudo de mercado e identifica as tendências no segmento, a concorrência, estrutura todo o produto/serviço baseado em pesquisar, desenvolvimento, precificação, até transformar a empresa em uma marca, para poder enfim, passar para a divulgação, onde entra a assessoria de imprensa dentro outras ferramentas de divulgação. Assessoria é uma ferramenta de marketing, não o marketing em si.

A comunicação é de máxima importância no sucesso de uma empresa, mas obter os resultados esperados, é preciso estruturação. A assessoria não é a solução de todos os problemas dentro da empresa, ela desempenha seu papel , porém ser destaque em um grande jornal não necessariamente vai resolver os problemas por falta de um bom planejamento e posicionamento no mercado. São partes diferentes que, quando em harmonia, alcançam satisfatoriamente os resultados esperados.