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Você contratou serviço de assessoria de imprensa, e agora? Como funciona? O que é necessário? É primordial ressaltar que o trabalho entre o assessor e o assessorado é uma via de mão dupla e é preciso que os dois lados se esforcem por igual. Primeiramente, é necessário que você entenda como o seu assessor trabalha, para saber qual é a sua parte.

Qual é a rotina de um assessor de imprensa?

Como explicado nos posts anteriores, o assessor de imprensa é a ponte entre o cliente e a mídia. Ou seja, isso significa que ele não irá trabalhar só para você, assessorado, mas sim, em conjunto com os jornalistas dos veículos em que você quer sair. O seu assessor de imprensa produzirá os seus releases (matérias jornalísticas com temática da sua expertise), onde te utilizará como fonte, ou seja, usará a sua opinião. Para isso, são necessárias entrevistas para coletas de informações e, principalmente, a sua correção. Após a confecção do release, este será enviado aos jornalistas dos veículos e o seu assessor, a todo custo, fará com que ele seja aprovado e publicado. No entanto, esse resultado não depende inteiramente do seu assessor. Caso o material seja aprovado, o pauteiro pode, inclusive, solicitar uma entrevista com você! Mas se não for, não se preocupe, pode ser que seja utilizado mais pra frente!

E como você se ajuda sendo um bom assessorado?

A sua relação com o seu assessor tem que ser quase a mesma que a de gêmeos siameses. Profissionalmente, você não deve dar um passo sem que o seu assessor saiba com antecedência. Entenda que a função do seu assessor é te posicionar no mercado, e, para isso, ele precisa estar ciente do que está acontecendo para se programar estrategicamente. Confira outras dicas para se dar bem com assessoria de imprensa:

  • Provenha informações: Responda a todas as solicitações do seu assessor e não esconda nada dele. Quanto mais ele souber de você, melhor ele trabalha e te apresenta à mídia;
  • Corrija releases: A sua publicação na mídia também depende de você! Corrija os releases o mais rápido possível, para que eles sejam publicados. Caso vá tirar férias, comunique o seu assessor com antecedência, para que ele se programe e todos os seus releases do mês fiquem corrigidos em dia.
  • Atente-se aos deadlines: Se algum jornalista solicitar uma entrevista com você, seja por telefone, skype, presencial ou até mesmo por email, cumpra com o prazo dele, senão você ficará de fora e não há nada que o seu assessor possa fazer. E isso pode, inclusive, te queimar com esse jornalista.
  • Seja engajado: O seu assessor irá fazer um pré-planejamento de mídia com todos os temas a serem utilizados, estrategicamente, em cada mês. Dê sugestões! Ele não conhece a sua área de atuação melhor do que você.